Como ensino filosofia? # 6 - O Currículo I / linhas gerais



 

  Uma “linha geral” não é exatamente o conteúdo a ser ensinado para cada série, mas sim uma direção na qual devem seguir todos os conteúdos ensinados em um ano letivo. Retomo aqui o que indiquei no vídeo; as três linhas gerais para cada ano do ensino médio:


1º ano: O que é Filosofia?

2º ano: O pensamento moderno e a formação da civilização tecnológico-industrial

3º ano: Críticas à civilização tecnológico-industrial/ cultura e contracultura



  Assim está estruturado atualmente o meu curso de filosofia para o ensino médio. A ideia das linhas gerais surgiu de duas necessidades que senti após meu primeiro ano na escola:

- Tentar trazer o ensino da filosofia para nosso mundo de hoje, ensinar aos alunos algo mais contextualizado, mas sem deixar de lado grandes pensadores e pensamentos ao longo da história.

-Tentar deixar mais claro para meus alunos para onde estamos caminhando com nossas aulas; por que estamos aprendendo isso ou aquilo. E a partir disso, retomar constantemente a coerência do nosso percurso ao longo do ano.


   Como mencionei em posts anteriores, minha primeira aula do ano é sempre dedicada à minha apresentação pessoal e ao estabelecimento de regras de convivência. Mas já no segundo encontro apresento para a turma a respectiva linha geral de cada série. E ao longo do ano vou retomando este objetivo conforme avançamos com os diferentes conteúdos.

  Uma vantagem de estabelecer linhas gerais é a de que os conteúdos podem ir mudando conforme o tempo, mantendo-se o mesmo objetivo. Assim, posso atualizar algumas coisas, substituir algo que não está funcionando ou se mostrando massante demais. Encontrar vídeos melhores, ou trechos de textos. Enfim, essa flexibilidade permite que eu vá tentando, por tentativa e erro, me aproximar mais do que interessa aos meus alunos.Mas também tem outra função fundamental: a de que eu mesmo não me entedie apresentando sempre as mesmas coisas. Podemos dizer que com as linhas gerais os objetivos continuam os mesmos, mas os pequenos passos para alcançá-los podem ir se transformando, conforme eu mesmo vou me transformando como profissional e como pessoa.

  Nas próximas postagens passarei a comentar um pouco mais os conteúdos que perfazem cada uma dessas linhas, além de compartilhar com vocês este material através do Google docs.


Acompanhe o projeto "Como ensino filosofia?". Toda quinta um novo conteúdo :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade disciplinar e sociedade de controle

Série Boas práticas- Filosofia na Idade Média 2020b

PASSEIO VIRTUAL PELA EXPOSIÇÃO: DEUSES GREGOS - COLEÇÃO DO MUSEU PERGAMON DE BERLIM - FAAP 2006.