Aprendendo com Freire
Uma coisa que APRENDI com Paulo Freire (No sentido integral, onde real aprendizado leva a uma mudança de comportamento) e estou de algum modo conseguindo colocar em prática é o exercício de enxergar o aluno como próximo, como companheiro da aventura da aprendizagem e não como "material de trabalho". Transcender a dicotomia professor-aluno, que representa um aspecto particular de uma dicotomia mais fundamental entre sujeito e objeto, é de fato um desafio; mas que depende mais e mim, da porta da sala de aula para dentro. É algo que se pratica dia a dia, em cada fala, em cada confronto, provocação ou risada.
Uma coisa que aprendi com Paulo Freire, mas que ainda não sou capaz de colocar em prática é a proposta de uma educação onde o educando comece a tornar-se co-autor de sua própria educação. Onde o próprio aluno (oprimido) comece a tomar consciência da sua passividade frente ao sistema educacional (opressor) e da possibilidade de superação desta passividade a partir de atitudes diversas, na companhia do professor. Este é um desafio que infelizmente não depende apenas de meus esforços pessoais. Nele encontra-se imbricada toda a configuração da escola, do formato fragmentado das matérias, da falta de tempo generalizada e da pressão alienante "em tempo real" da cultura de massa através dos celulares, tablets, etc, etc.
Mas, quem sabe, a prática de um aprendizado leve ao outro...
Uma coisa que aprendi com Paulo Freire, mas que ainda não sou capaz de colocar em prática é a proposta de uma educação onde o educando comece a tornar-se co-autor de sua própria educação. Onde o próprio aluno (oprimido) comece a tomar consciência da sua passividade frente ao sistema educacional (opressor) e da possibilidade de superação desta passividade a partir de atitudes diversas, na companhia do professor. Este é um desafio que infelizmente não depende apenas de meus esforços pessoais. Nele encontra-se imbricada toda a configuração da escola, do formato fragmentado das matérias, da falta de tempo generalizada e da pressão alienante "em tempo real" da cultura de massa através dos celulares, tablets, etc, etc.
Mas, quem sabe, a prática de um aprendizado leve ao outro...
Quem tal refletir sobre a liberdade de cátedra?
ResponderExcluirAbraço!
Aprender o que com Paulo Freire?
ResponderExcluirEsse senhor é o responsável direto pela falência
e pela falácia que é a educação pública fundamental no
Brasil.
Nos últimos 30 anos o Brasil tem um dos piores resultados
educacionais do mundo civilizado."Parabéns" Paulo Freire, uma
"referência" para uma academia patrocinadora do atraso educacional do nosso país.