EaD e a Filosofia na Unisul Virtual
Por Marciel Evangelista Cataneo
A educação a
distância não tem como objetivo substituir o ensino presencial, mas sim articular-se
com este de maneira complementar, sinérgica, produtiva e criativa.
O objetivo
fundamental da educação a distância é o mesmo que sempre animou a atividade
filosófica: ampliar as possibilidades de produção e acesso ao conhecimento e
promover a democratização do ensino superior permitindo o ingresso de parcelas
da população até então, impedidas de cursar a universidade.
Recordamos que o
ensino da filosofia sempre conviveu com a distância, no espaço e no tempo,
entre o conhecimento produzido pelos grandes filósofos e o indivíduo disposto a
apreendê-los. Distância vencida pelas tecnologias então disponíveis: relatos
orais e textos escritos.
O Decreto n.º 2.494,
de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da Lei que dispõe sobre
as Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Brasil, estabelece que os
certificados e diplomas de cursos a distância terão validade nacional define a
EaD como um processo em que o acadêmico constrói o conhecimento interagindo com
professores e outros alunos de forma independente da relação tempo-espaço.
Desta forma, sua responsabilidade passa pelos aspectos: como estuda, onde
estuda e com que freqüência estuda.
O papel da
instituição de ensino nesta modalidade de educação é o de mediar o processo de
interação, garantindo a qualidade em todo o processo, com as seguintes
características: o professor atua como facilitador do percurso de aprendizagem
do acadêmico; os recursos técnicos de comunicação proporcionam igualdade de oportunidades
de acesso ao saber; respeita-se a autonomia do aluno, no processo de aprendizagem;
a atividade educativa é bidirecional; a educação é otimizada pela tecnologia; a
barreira da distância geográfica é vencida.
Criar oportunidades
para praticar ações educacionais voltadas para o incremento deste cenário
significa criar novas alternativas ao já estabelecido. Criar novas alternativas
em educação significa inovar criativamente nos processos de desenvolvimento das
práticas educacionais.
Estudar a distância
significa modificar algumas referências e hábitos, substituindo-os por outros
mais apropriados para a condição de estudante autônomo e a distância. Em vez de
se pensar em salas de aula e horários de curso, deve-se imaginar um espaço
virtual de gestão de horário de trabalho e de processo de aprendizagem. Ao
invés de imaginar receber uma aula e fazer as suas tarefas no prazo marcado, é
necessário imaginar um caminho para uma aprendizagem e realização de atividades
para aprender. Estas diferenças não são apenas de vocabulário. Elas envolvem atitudes,
hábitos, estratégias de aprendizagem e responsabilidades bem diferentes das que
são normalmente desenvolvidas.
A EaD é, pois, uma
alternativa pedagógica de grande alcance que deve utilizar e incorporar as
novas tecnologias como meio para alcançar os objetivos das práticas educativas
implementadas, tendo sempre em vista as concepções assumidas, de homem e
sociedade e considerando as necessidades das populações a que se pretende servir.
Tem-se, também, a possibilidade da simultaneidade entre estudo e trabalho;
democratização do acesso aos estudos superiores a uma ampla população geograficamente
distante de instituições universitárias. A metodologia desenvolvida na
UnisulVirtual possibilita a emergência da roda de crítica e debate, a troca e
embate permanente de idéias, próprio do exercício do filosofar. A UnisulVirtual é uma realidade. Um ambiente
de busca, transmissão e desenvolvimento do conhecimento. A Filosofia está
presente na UnisulVirtual com a convicção de que não há ambiente em que a tarefa
crítica da filosofia não seja necessária.
Muito bom. Essa frase é para ressoar na cabeça: "Desta forma, sua responsabilidade passa pelos aspectos: como estuda, onde estuda e com que freqüência estuda".
ResponderExcluiré uma grande ralidade....
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