Como ensino filosofia? # 25 - Perguntar o por quê





  Lamentavelmente, a forma e estrutura do ensino escolar continua a favorecer a ilusão de que o conhecimento humano é um todo completo e bem acabado a ser aprendido pelos alunos. Em vez de ajudar as crianças e jovens a se reconhecerem como parte de uma cadeia de mentes inquietas e curiosas sondando o grande mistério que é a vida na Terra, tendemos a colocá-las como receptáculo de uma produto pronto; como meros espectadores de descobertas já feitas.

  Neste contexto, a filosofia no ensino médio representa uma chance de desconstrução dessa entediante miragem epistemológica. Mas é preciso lutar contra a passividade que já se estabeleceu na maioria dos alunos através de anos de educação formal. É aí que o hábito de duvidar precisa ser estimulado em sala de aula. Eu tento fazer isso de diferentes formas. Uma delas é estabelecer o hábito de pedir uma justificativa acerca dos pensamentos de meus alunos. Ou seja, sempre que alguém comenta algo, responde a uma pergunta ou faz uma ressalva ao que está sendo dito, eu logo pergunto “por que”? Mas é importante que esta pergunta recorrente não assuma um tom de reprovação ou desafio. Pelo contrário, a pergunta assume um tom de curiosidade e cooperação. Quando o aluno tem dificuldade em seguir se expressando, vou tentando ajudá-lo a dizer de novo, de forma mais elaborada, o seu pensamento.

  É a partir da justificativa acerca de uma proposição (algo que se afirma) que estabelecemos argumentos. E só diante de argumentos é que podemos contrapor argumentos contrários e dar início à dialética do pensamento filosófico. Assim, embora estranhem um pouco e reclamem no início, logo meus alunos se habituam a fazer o esforço de se explicar melhor após dizerem algo. Penso que este hábito simples, perguntar o por quê, contribui para fazer da aula de filosofia um local de pensamento e de revisão do pensamento.

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