As nossas escolhas na eleição revelam quem somos?


A vida é feita de escolhas! Talvez seja esta uma das contribuições mais significativas da Filosofia moderna para o entendimento da existência humana e individual. Nós somos feitos de escolhas, frutos das nossas escolhas. Nem todas as nossas escolhas são livres e conscientes, mas, determinam, inexoravelmente, a nossa vida, quem fomos, quem somos, quem desejamos ser.

Uma importante conquista da nossa civilização é o Estado. O Estado, quando democrático e de garantia dos direitos, supera um estado de violência e de guerra, de despotismo e de privilégios. No Estado democrático e de direito nós somos governantes, mesmo que em um só dia. E escolhemos, neste dia, como e por quem queremos ser governados por determinado período de tempo.

No dia 05 de 0utubro de 1988, o Estado brasileiro acordou de uma longa e tenebrosa noite e fez uma escolha: ser uma República, democrática e de proteção, afirmação e ampliação dos direitos fundamentais da pessoa humana. 30 anos se passaram da promulgação da “Constituição Cidadã” e muitos tentam reduzi-la a uma carta de direitos, sem a devida atenção aos deveres. Mas, na Constituição cidadã, cada direito positivado corresponde a um dever de alguém, indivíduo, instituição, Estado. E entre estes, o direito do povo de exercer e emanar poder, através do voto.

São muitos os fatores que levam determinada pessoa a escolher determinado/a candidato/a. E devemos considerá-los, pois são estes fatores que dominam os momentos de discussão, debates e lides. Mas, o que raramente transparece nestes debates é a identificação entre escolhedor e escolhidos. E isto se dá, penso eu, porque, consciente ou inconscientemente, ao escolher votar em determinado candidato, nós escolhemos sempre a nós mesmos.

Muito me inquieta o espanto com que nos deparamos ao saber que determinada pessoa, do nosso convívio familiar, profissional ou próximo fez determinada escolha para as eleições que, ao nosso ver, não é condizente com o que julgamos ser este familiar, colega ou conhecido. As pessoas não são o que pensamos ou queremos que elas sejam: as pessoas são o que elas são.

Então, muita calma nesta hora: se a nossa vida é feita de escolhas, as nossas escolham também revelam quem fomos, quem somos, quem desejamos ser. Você conhece muito mais uma pessoa se começar a prestar atenção nas escolhas que ela faz, na vida amorosa, social, política, porque ao escolher ela diz, com muito mais sinceridade do que quando emite opiniões ou repassa conteúdos na rede social, quem de fato ela é. Boas escolhas. As nossas escolhas revelam quem somos!

Marciel Evangelista Cataneo,
Coordenador do Curso de Filosofia da Unisul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade disciplinar e sociedade de controle

Série Boas práticas- Filosofia na Idade Média 2020b

PASSEIO VIRTUAL PELA EXPOSIÇÃO: DEUSES GREGOS - COLEÇÃO DO MUSEU PERGAMON DE BERLIM - FAAP 2006.