Como ensino filosofia? # 7 - O currículo I / primeiro ano




  A quem possa interessar, segue o link para minhas aulas de filosofia do primeiro ano do ensino médio:


  Aderindo à ideia do anticopyright, esse material fica disponível para você usar como quiser, seja como inspiração para montar ou incrementar suas aulas, seja para aplicar tal como está, enquanto começa sua carreira nas salas de aula.

  É importante ressaltar que essa é apenas uma possibilidade, uma proposta para aulas de filosofia mais ou menos adequada aos parâmetros curriculares nacionais e estaduais (aqui de SC), até o ano de 2013/2014. A motivação central da composição destas aulas foi encontrar em meio aos conteúdos da filosofia algo que pudesse interessar e ser significativo para os jovens do ensino médio. Ela teve sucesso? Em parte sim, em parte não. E este é um dos motivos que me levam agora a expor e refletir sobre estas aulas através deste projeto como ensino filosofia?

  Como eu disse no vídeo desta postagem e da anterior, eu fechei estas aulas, tal como estão, até o ano de 2016. Elas são o resultado de um trabalho de aprimoramento, ano a ano, do material que produzi inicialmente em 2012 para começar a trabalhar. Este aprimoramento foi não apenas teórico e conceitual, mas principalmente baseado nos resultados práticos dessas aulas na interação com os alunos, isto é, naquilo que funcionou ou não em termos de compreensão e tolerância dos alunos no dia a dia da sala de aula.

  Nos últimos dois anos eu continuei fazendo algumas inovações em minhas aulas, mas tendo como base este mesmo currículo. Estas inovações tem mais a ver com a forma de dar as aulas e os recursos utilizado do que com alterações no conteúdo escrito que está disponível. Eu também pretendo falar sobre elas, em um terceiro momento dessa série.

  Por fim, é importante lembrar que nos encontramos em um momento importante, da definição da BNCC (Base nacional curricular comum) para o ensino médio e das transformações que são postuladas para a educação pública no porvir. Neste sentido, esta série de postagens talvez possa servir também para as reflexões sobre novas direções para as aulas de filosofia no ensino médio (um “currículo II”), se é que as teremos...

  Esta é outra discussão relevante, uma vez que muitos estão vendo na redação da BNCC e na divisão de conhecimentos por áreas que ela propõe uma possibilidade real de exclusão do ensino de filosofia e sociologia para o nível médio.

  Mas este tema deixarei para mais adiante. Por hora segue aqui uma declaração da ANPOF (Associação de pós-graduação em filosofia) sobre a questão, que me pareceu bem equilibrada e esclarecedora:



Referências

  Nas descrição das aulas vão aparecendo os ícones indicando leituras e vídeos. Para quem estiver interessado, deixo aqui as referências desses materiais complementares (elas estão na ordem em que aparecem na sequência das aulas):

Livros

CHAUÍ, M. Iniciação à filosofia: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010.

ARANHA, M. L. MARTINS, M. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: moderna, 2013.

COTRIM, G. FERNANDES, M. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Saraiva, 2010. 


Filmes

Ilhas das flores – Jorge Furtado, 1989. Disponível em: https://youtu.be/Twrm-gCNtUo

Mitologia Grega, a criação segundo a Teogonia de hesíodo – Jaime Lettich, 2011. Disponível em: https://youtu.be/_ZCXgBY0B6M

Sócrates, breve vida e obra – TV Cultura, s/d. Disponível em: https://youtu.be/lquq1Wypk_4

Aristóteles, breve vida e obra – TV Cultura, s/d. Disponível em: https://youtu.be/CwKeyqNLA3s

Acompanhe o projeto "Como ensino filosofia?". Toda quinta um novo conteúdo :)


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