Filosofia na UnisulVirtual


A Filosofia está presente na Unisul desde as suas origens. Nos pioneiros e fundadores da instituição, na formação humanista destes idealistas e visionários, é possível identificar a presença da Filosofia. Filosofia é procura amorosa do saber, amizade pela sabedoria, prazer em conhecer, busca constante e inquieta pelo conhecimento. Ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento foi o ideal do processo desencadeado pela Unisul, a mais de 50 anos e continua sendo o objetivo principal do campus Unisul Virtual, com a oferta do Curso Superior de Graduação, modalidade Bacharelado.
Considerada a mãe de todas as ciências, a Filosofia está na origem da civilização e mentalidade ocidental. Na antiga Grécia, na passagem das explicações mitológicas para as tentativas racionais de explicação e entendimento da realidade, nasce a Filosofia, a ciência, a civilização ocidental. Não há produção ou descoberta do conhecimento sem a atitude filosófica. A Filosofia não pode estar ausente da universidade virtual que estamos construindo. Por fidelidade as nossas origens civilizatórias e institucionais há que se dar à Filosofia o lugar que lhe pertence.
Vivenciamos a sociedade da informação, a sociedade do conhecimento, um tempo de acelerado desenvolvimento tecnológico, caracterizado pelo uso intensivo das novas tecnologias da informação e da comunicação, que vem provocando uma intensa e permanente mudança de paradigmas. Neste contexto de mundo em mudança, o acesso e a apropriação do conhecimento têm extrema importância para a sobrevivência dos indivíduos e organizações.
Por outro lado, é significativa a procura de profissionais das mais diversas áreas e pessoas não comprometidas com atividades laborativas por formação humana e conhecimentos filosóficos. Tal interesse e procura é comprovada pela demanda de matrículas no curso de Filosofia ofertado pela Unisul Virtual.
O presente curso de Filosofia, na modalidade Bacharelado, iniciou a sua oferta em janeiro de 2008, formou a sua primeira turma em março de 2011, e dá prosseguimento ao compromisso da universidade com a formação de profissionais nas mais diversas áreas de atuação e suprir uma lacuna na área da formação humanística na grade de cursos oferecidos nesta modalidade de ensino. Um curso que visa formar pessoas, profissionais, cidadãos.
Estudar a distância significa modificar algumas referências e hábitos, substituindo-os por outros mais apropriados para a condição de aluno autônomo e a distância. Em vez de se pensar em “salas de aula e horários de curso”, deve-se imaginar um espaço virtual de gestão de horário de trabalho e de processo de aprendizagem. Ao invés de imaginar “receber uma aula e fazer os seus deveres no prazo marcado”, é necessário imaginar um “caminho para uma aprendizagem e realização de atividades para aprender”. Estas diferenças não são apenas de vocabulário. Elas envolvem atitudes, hábitos, estratégias de aprendizagem e responsabilidades bem diferentes das que são normalmente desenvolvidas. Trata-se de, partindo do que já se sabe, tentar desenvolver novas aprendizagens a partir de um ambiente virtual de aprendizagem.
A EaD é, pois, uma alternativa pedagógica de grande alcance que deve utilizar e incorporar as novas tecnologias como meio para alcançar os objetivos das práticas educativas implementadas, tendo sempre em vista as concepções assumidas, de homem e sociedade e considerando as necessidades das populações a que se pretende servir.
Tem-se, também, a possibilidade da simultaneidade entre estudo e trabalho; democratização do acesso aos estudos superiores a uma ampla população geograficamente distante de instituições universitárias; possibilidade de percorrer trajetórias diferentes de estudo, na medida em que eles próprios estabelecem seus horários; possibilidade de realizar estudos diferentes daqueles orientados pelos professores, ampliando-os na medida das suas necessidades.

Então, que tal estudar e fazer Filosofia, com a UnisulVirtual?

Comentários

  1. Eu curso Filosofia na Unisul Virtual desde 2013 e estou gostando muito!
    Ester Macedo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade disciplinar e sociedade de controle

Série Boas práticas- Filosofia na Idade Média 2020b

PASSEIO VIRTUAL PELA EXPOSIÇÃO: DEUSES GREGOS - COLEÇÃO DO MUSEU PERGAMON DE BERLIM - FAAP 2006.